Publication in conference proceedings
O CD-Rom "Vamos Fazer Jornais Escolares": um contributo para a inserção da Literacia dos Media e das TIC nos currículos
Vitor Tomé (Tomé, V.); Helena Menezes (Helena Menezes); Guilhermina Lobato Miranda (Guilhermina Lobato Miranda); Cristina Ponte (Ponte, C.);
Livro de Actas da Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Year (definitive publication)
2007
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este artigo apresenta uma investigação realizada em Portugal, cujos resultados apontam para o facto da produção de jornais escolares, por alunos do 2º e 3º Ciclos, contribuir para desenvolver a Literacia dos Media e a Educação para a Cidadania, bem como para promover a utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula. O trabalho de campo foi realizado ao longo de um ano lectivo, com 104 alunos, de quatro turmas, os quais produziram artigos para o jornal escolar tendo como apoio o CD-Rom "Vamos fazer jornais escolares", uma aplicação multimédia previamente desenvolvida para o efeito e validada por especialistas. Os primeiros resultados mostram que os alunos se empenharam especialmente em produzir notícias relacionadas com problemas que os afectam no quotidiano, mas também com grandes questões que interessam a humanidade, como por exemplo as questões ambientais. Mas se os jovens que participam nos jornais escolares o fazem com empenho, nos jornais não escolares essa participação é reduzida, tal como o interesse manifestado pelos jovens em relação a esses jornais. Uma das razões pode estar no facto dos jornais apresentarem sobretudo peças jornalísticas em que os jovens são encarados como delinquentes, vítimas ou estudantes. É isso que mostra a mais recente investigação em Portugal, cujos primeiros resultados são aqui também apresentados. Finalmente, o artigo refere os recentes e futuros esforços da União Europeia para impulsionar a introdução da Literacia dos Media nos currículos dos Estados Membros, alguns dos quais decorrem quando da Presidência Portuguesa, no segundo semestre de 2007.
Acknowledgements
--
Keywords
Literacia dos Media,CD-Rom Multimédia; Currículos; Crianças e Jovens; Jornais e jornais escolares
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CED/70600/2006 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.