Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
O futuro de tod@s: o novo modelo de Ensino e Formação Profissional em Portugal
Título Revista/Livro/Outro
CECOA e-newsletter
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O Ensino e Formação Profissional (EFP) em Portugal acompanha a tendência europeia de aprendizagem em contexto multicultural, marcado pela inovação e pela flexibilidade de conteúdos, adequando-se às características demográficas da União Europeia (UE). A UE está a envelhecer, caracterizada pelo fenómeno da longevidade, consequência do nível de desenvolvimento alcançado no espaço europeu, em simultâneo com a mobilidade migratória, que se prevê contribua para a renovação das gerações a médio prazo. Portugal encontra-se entre os países da UE com menor número de jovens (13,7% da população total), prevendo-se que em 2080 a tendência se possa atenuar com o reforço da população estrangeira e/ou migrante a residir no país.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Education,European Union,Integration,Migration,Portugal
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Antropologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.