Capítulo de livro
O poder local em Portugal e a legitimidade democrática: Respostas à pandemia de covid-19 e representação política dos cidadãos e dos territórios
Título Livro
Da austeridade à pandemia: Portugal e a Europa entre as crises e as inovações
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-17 09:38)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Pela sua proximidade às populações, é no poder local que recai a responsabilidade de assegurar a qualidade de vida dos seus munícipes. Perante a pandemia de Covid-19 as autarquias foram obrigadas a dar respostas imediatas à crise económica e social, que incluíram o reforço das informações nos sites institucionais e nas redes sociais. Esta investigação, centrada na análise dos conteúdos das mensagens eletrónicas de uma seleção de municípios, faz parte de um projeto mais vasto para construir uma base de dados com os 308 municípios portugueses. O objetivo é verificar o interesse do poder local na transparência e assim estimular a confiança e a participação dos cidadãos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
divulgação,Transparência,Município,Pandemia,Sites,Divulgação
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/CPO/0758/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.