Artigo em revista científica Q3
O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e a atribuição de bolsas de estudo a arquitetos (1960-2000)
Patrícia Bento d'Almeida (D'Almeida, P. B.); Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.);
Título Revista
CIDADES, Comunidades e Territórios
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-17 20:28)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 06:41)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) The Fine Arts Service of the Calouste Gulbenkian Foundation and the attribution of scholarships to architects (1960-2000)

Abstract/Resumo
O Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (SBA-FCG) foi criado em 1960 com o objetivo de apoiar financeiramente todos aqueles que, carecendo de recursos financeiros, quisessem desenvolver um programa de estudos inerente à prática, à investigação ou ao aperfeiçoamento artístico, no país ou no estrangeiro. A investigação em ‘Arquitectura e Urbanismo’ – desenvolvida desde 1961 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – era um dos vários domínios abrangidos pelas candidaturas a “Bolsas de Estudo de Especialização e Valorização Profissional em Artes” atribuídas pelo SBA-FCG. Expõe-se aqui o levantamento dos apoios concedidos por este serviço a arquitetos, para o período compreendido entre 1960-2000, procurando identificar aqueles que também desenvolveram investigação científica no LNEC. Destacamos na nossa análise as candidaturas dos arquitetos Francisco Silva Dias, Mário Krüger e José Manuel Pinto Duarte, três gerações distintas de arquitetos-investigadores. Apuram-se quais os programas de investigação desenvolvidos por estes três arquitetos, ao abrigo do financiamento da FCG, e cruzam-se com as temáticas por eles trabalhadas no LNEC. Assim, com base no material depositado nos arquivos e biblioteca da FCG e do LNEC, o presente artigo oferece uma sistematização de informação inédita, permitindo uma atualização do estado da arte da investigação em arquitectura e urbanismo desenvolvida e experimentada em Portugal. Finalmente, conclui-se a importância dos apoios concedidos pelo SBA-FCG para a aquisição e aperfeiçoamento de técnicas de investigação no estrangeiro, e sua aplicação e difusão em Portugal, designadamente no LNEC.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Fundação Calouste Gulbenkian,Investigação,Arquitetura,Laboratório Nacional de Engenharia Civil
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades
  • Outras Humanidades - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/117167/2016 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03127/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.