Book chapter
Observatório virtual de supervisão pedagógica e autoavaliação de escolas: pressupostos e objetivos
Branca Miranda (Miranda, B.); Isolina Oliveira (Oliveira, I.); Lúcia Amante (Amante, L.); Susana Henriques (Henriques, S.); Maria Graça Bidarra (Bidarra, M. G.); Piedade Vaz Rebelo (Vaz, P.); Teresa Pessoa (Pessoa, T.); Carlos Barreira (Barreira, C.); et al.
Book Title
Supervisão e desenvolvimento profissional docente
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Num cenário de transformação económica, política e organizacional, em que as tecnologias digitais estão presentes, as escolas são confrontadas com desafios a diversos níveis. A transformação educacional requer a atuação ao nível do desenvolvimento profissional dos professores em conjunto com o desenvolvimento das culturas escolares e dos processos de liderança. É neste contexto que foi lançado o Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas (OVSPAE) que, além de integrar aspetos e dimensões transversais a outros observatórios em educação, constitui também um espaço inovador onde se situam diversas comunidades situadas no quotidiano das escolas dando voz aos professores, que se unem através de redes que estão conectadas em sistemas cognitivos e afetivos de suporte. O presente artigo pretende apresentar os objetivos e os pressupostos de constituição do referido observatório. Após a apresentação dos objetivos, aborda-se a noção de supervisão participatória que valoriza a prática reflexiva, a aprendizagem com os pares e uma conceção fortalecida de cidadania. Situa-se, depois, o processo de autoavaliação ou avaliação interna, realizada por cada escola ou agrupamento de escolas na sua relação com a avaliação externa, da responsabilidade da administração educativa. De seguida, é discutido o conceito de comunidade de prática ligando-o a ambientes virtuais de aprendizagem e sublinhando as potencialidades da integração das tecnologias digitais na partilha de recursos de formação e informação fundamental no desenvolvimento de uma comunidade de prática que fundamentam o interesse do observatório virtual.
Acknowledgements
--
Keywords
Autoavaliação de escolas,Comunidades de prática,Desenvolvimento profissional,Observatório virtual,Supervisão participatória
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.