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Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Journal/Book/Other Title
Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Este texto tem como principal propósito apresentar e a discutir questões acerca das quais é necessário pensar no contexto da definição de políticas de classificação nas instituições escolares. Vem na sequência do texto intitulado Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas, em que se fez uma introdução a este complexo e ainda bastante difuso mundo das notas, dos seus significados e dos seus propósitos. Na verdade, definiram-se conceitos essenciais e sinalizaram-se questões que têm de ser discutidas e sobre as quais é necessário tomar decisões para melhorar as práticas conducentes à atribuição de classificações aos alunos. Desta forma, o que hoje sabemos acerca das notas, após mais de um século de investigação (Brookhart et al., 2016), permite-nos dizer que podemos fazer melhor no que se refere à transparência do processo conducente à sua definição, à sua inserção pedagógica e às questões éticas que lhe estão associadas.
Acknowledgements
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Keywords
Avaliação Educacional,Classificação,Rubricas de Avaliação,Ensino,Aprendizagem,Formação de Professores

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.