Artigo em revista científica
Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
Rita Antunes (Antunes, R. ); Maryse Guedes (Guedes, M. ); Joana Alexandre (Alexandre, J.); Manuela Veríssimo (Veríismo, M. );
Título Revista
Psicologia, Saúde e Doenças
Ano
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Títulos Alternativos

(Inglês) Psychologists’ perceptions of acceptability about a new socio-emotional learning program

Abstract/Resumo
Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Competências socioemocionais,Perturbação de hiperatividade e défice de atenção,Programas de promoção de competências socioemocionais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03125/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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