Artigo em revista científica
Percepções sobre o ambiente físico e sociofuncional de uma Unidade de Dor portuguesa: estudo qualitativo com utentes e profissionais de saúde
Rita Morais (Morais, R.); Sónia F. Bernardes (Bernardes, S. F.);
Título Revista
Dor
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-17 22:40)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Vários estudos mostram que as perceções sobre o ambiente físico hospitalar influenciam a satisfação e o bem?estar dos seus utilizadores. Deste modo a exploração dos aspetos do ambiente físico que são de maior e menor relevância para os seus utilizadores é muito importante para o estudo do impacto do ambiente físico hospitalar. Assim, este estudo qualitativo visou explorar os aspetos do ambiente físico e sociofuncional de maior relevância para os utilizadores do espaço hospitalar. Vinte utilizadores (15 utentes e cinco profissionais de saúde) de uma Unidade de Dor da região de Lisboa responderam a um questionário que incluía questões abertas acerca das condições físicas e sociofuncionais da Unidade de Dor. Os principais resultados mostraram que ambos os utilizadores consideram que uma Unidade de Dor ideal deve pautar?se por características como comodidade e estética, e consideram que um dos aspetos mais positivos na sua Unidade de Dor diz respeito a questões relacionadas com a climatização e qualidade do ar. Contudo, a climatização e qualidade do ar é também apontada como um dos aspetos mais negativos juntamente com a amplitude e acústica. Relativamente às condições sociofuncionais, tanto profissionais de saúde como utentes destacam as relações humanas como o aspeto mais positivo. Finalmente, tendo por base os resultados obtidos, são tecidas considerações para uma melhor adequação teórica e metodológica à investigação realizada sobre o ambiente hospitalar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ambiente hospitalar,Unidade de Dor,Estudo qualitativo,Ambiente físico. Ambiente sociofuncional

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.