Comunicação em evento científico
POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DIVERSIFICAÇÃO DO PERFIL DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
Rosário Mauritti (Mauritti, R); António Oliveira (Oliveira, A.); Eliane Pereira (Pereira, E. R.);
Título Evento
10.º Conferência Forges: O ensino Superior da Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 23:02)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No intuito de contribuirem para o desenvolvimento social e para a diminuição das desigualdades, as instituições de ensino superior, particularmente as universidades públicas, têm empreendido ações que visam à inclusão de estudantes historicamente excluídos deste nível de ensino. A despeito das recentes políticas de democratização do acesso, como aquelas decorrentes da Lei de Cotas, no Brasil, e das regulamentações dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior, em Portugal, a efetiva integração dos estudantes adultos “não tradicionais” (com percursos escolares e trajetórias de vida distintas dos jovens estudantes que caracterizam o perfil “tipo” do corpo discente do ensino superior), tem sido lenta e ainda pouco impactante na reconfiguração do perfil que compõe o corpo estudantil no subsistema público universitário (CNE). Esta comunicação observará a experiência do ISCTE em seu concurso para Maiores de 23 anos e algumas ações de Extensão Universitária, na UFRJ, que visam à oferta de cursos pré-vestibulares comunitários. Objetiva-se perceber a eficácia das ações institucionais no acesso deste perfil de estudante em seus cursos de 1º ciclo (licenciatura/graduação). A informação substantiva que suporta o desenvolvimento dos estudos tem por base uma análise de conteúdo de elementos informativos, como os currículos e cartas de motivação submetidos pelos candidatos no âmbito da sua candidatura
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
democratização,acesso ao ensino superior,Diversificação estudantil

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.