POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DIVERSIFICAÇÃO DO PERFIL DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
Event Title
10.º Conferência Forges: O ensino Superior da Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
No intuito de contribuirem para o desenvolvimento social e para a diminuição das desigualdades, as instituições de ensino superior, particularmente as universidades públicas, têm empreendido ações que visam à inclusão de estudantes historicamente excluídos deste nível de ensino. A despeito das recentes políticas de democratização do acesso, como aquelas decorrentes da Lei de Cotas, no Brasil, e das regulamentações dos Concursos Especiais para Acesso e Ingresso no Ensino Superior, em Portugal, a efetiva integração dos estudantes adultos “não tradicionais” (com percursos escolares e trajetórias de vida distintas dos jovens estudantes que caracterizam o perfil “tipo” do corpo discente do ensino superior), tem sido lenta e ainda pouco impactante na reconfiguração do perfil que compõe o corpo estudantil no subsistema público universitário (CNE). Esta comunicação observará a experiência do ISCTE em seu concurso para Maiores de 23 anos e algumas ações de Extensão Universitária, na UFRJ, que visam à oferta de cursos pré-vestibulares comunitários. Objetiva-se perceber a eficácia das ações institucionais no acesso deste perfil de estudante em seus cursos de 1º ciclo (licenciatura/graduação). A informação substantiva que suporta o desenvolvimento dos estudos tem por base uma análise de conteúdo de elementos informativos, como os currículos e cartas de motivação submetidos pelos candidatos no âmbito da sua candidatura
Acknowledgements
--
Keywords
democratização,acesso ao ensino superior,Diversificação estudantil
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.