Publication in conference proceedings
Políticas de ensino da língua Portuguesa para imigrantes adultos em Portugal: Institucionalização e desafios
Nuno Oliveira (Oliveira, N.); Ana Raquel Matias (Matias, A. R.); Alejandra Ortiz (Ortiz, A.);
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-11-18 09:21)

View record in Google Scholar

Abstract
Este artigo examina as políticas oficiais do ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos e o lugar aqueles com pouca ou nenhuma escolaridade no seu âmbito. Partindo de uma criteriosa análise dos programas de Português para Falantes de Outras Línguas implementados em Portugal, e de trabalho exploratório de terreno junto a formadores e responsáveis pelos programas, o artigo analisa criticamente dois pressupostos da institucionalização destes programas. Por um lado, o pouco representativo peso demográfico dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma escolaridade; por outro, a suposta homogeneidade dos imigrantes adultos em termos de necessidades de aprendizagem na língua oficial do país de acolhimento. Mostrando como ao longo do processo de implementação dos programas de Português para Falantes de Outras Línguas as necessidades específicas deste grupo não têm sido acauteladas, o artigo sugere que muitas destas lacunas têm sido supridas por estratégias informais dos actores implicados. Conclui com a necessidade de repensar estratégias de implementação do tipo “one size fits all”.
Acknowledgements
--
Keywords
Imigrantes,Literacia,Português para falantes de outras línguas,Políticas da língua
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia