Comunicação em evento científico
Políticas educativas locais: que papel para a sociologia
João Sebastião (Sebastião, João);
Título Evento
Ciclo de Conferências em Educação - Mestrado em Educação FCSH
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 20:51)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Uma das tendências recentes nas políticas educativas é implicar os atores locais no planeamento estratégico da educação (Chang, 2008). Consequentemente, os planos de ação locais proliferam, tanto internacionalmente, como em Portugal. O planeamento estratégico tornou-se crucial para a definição de políticas de educação pelos governos locais (municípios). As políticas educativas, incluindo os planos de ação locais, devem também considerar os objetivos atuais para a educação em a direção do bem-estar futuro individual e coletivo (OCDE, 2019): uma forte aposta na digitalização das escolas, em abordagens inclusivas e em trabalhar para promover a agência dos estudantes são hoje fortemente aconselhados. Recentemente, a pandemia de COVID-19 destacou o ensino e a aprendizagem estratégias, a nível mundial, ainda se concentram principalmente na agência dos professores, não utilizam as tecnologias digitais em todo o seu potencial e têm incipientes práticas, o que contribuiu para aumentar as diferenças sociais entre os estudantes. O cenário global português aponta para um aumento do envelhecimento da população e para a subsequente diminuição do número de estudantes. No entanto, devemos considerar o contraste entre o litoral urbano e o interior rural. A primeira caracteriza-se por uma dinâmica territorial de alta densidade populacional e a concentração das oportunidades socioeconómicas. Enquanto a segunda é um território de baixa densidade com escassas oportunidades de emprego, intensificação da desertificação e do esvaziamento, e mesmo do encerramento, de escolas. O nosso objetivo é analisar como diferentes planos de ação locais podem responder à especificidades dos seus territórios e, simultaneamente, trabalhar para alcançar os objetivos globais mencionados. Para além dos constrangimentos financeiros associados a esse processo, o planeamento estratégico local deve também ter em conta a especificidade demográfica e socioeconómica dos territórios. Utilizámos uma estratégia de investigação de métodos mistos e comparámos notas de campo, o discurso dos atores locais, os documentos estratégicos e dados estatísticos socioeconómicos e demográficos recolhidos/produzidos durante a elaboração de dois estudos de diagnóstico realizados pela nossa equipa para a elaboração de planos estratégicos educativos: num município da Área Metropolitana de Lisboa - Oeiras; e noutro no Baixo Alentejo. Os primeiros resultados apontam para estratégias para uma estratégia proactiva que visa construir um futuro capaz de responder a uma elevada e diversificada procura educativa dentro de um território social e produtivo denso em Oeiras, na Área Metropolitana. E a uma estratégia de "controlo de danos" em que a educação é considerada um instrumento de sobrevivência dentro do interior rural do Baixo Alentejo. Para além das diferenças entre o litoral e o interior, socioeconómico e demográfico a diversidade dentro de cada território acrescenta desafios à definição de planos de ação municipais e regionais. No entanto, os atores locais de ambos os territórios visam alcançar objetivos semelhantes, principalmente a digitalização das escolas e abordagens inclusivas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Políticas educativas locais,Ciência e Sociedade,Desigualdades territoriais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.