Pontes entre a academia e a prática: Três recursos digitais
Event Title
2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa)
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
As tecnologias digitais são essenciais no contexto educativo atual, permitindo o acesso a vastos recursos e a novas oportunidades de aprendizagem. Neste poster serão apresentados três recursos digitais desenvolvidos em contexto académico e destinados, essencialmente, a profissionais que exercem funções em contexto de educação de infância. Mais especificamente, serão apresentados um blogue, um toolkit e uma app. O blogue PrimeirosAnos.pt, com 148 mensagens publicadas e mais de 305.000 visualizações, visa a construção de pontes entre a investigação e a prática em educação de infância, com particular enfoque nas temáticas da qualidade, da diversidade e da inclusão. O toolkit PARTICIPA, englobando um MOOC e três instrumentos de autorreflexão - submetidos a estudo de viabilidade com 100 profissionais -, constitui uma abordagem de desenvolvimento profissional que visa a promoção de conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à participação das crianças. A app HEAR, uma ferramenta em formato de jogo, a co-construir com as crianças, visa permitir o relato de experiências de participação pelas crianças, em diversos contextos (e.g., educação de infância, familiar), informando a prática e a investigação nesta área. Estes três recursos, ancorados em investigação recente, apresentam um caráter inovador e comportam importantes implicações para área da educação de infância.
Acknowledgements
--
Keywords
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
2021.03349.CEECIND | FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia |