Scientific journal paper
Práticas pedagógicas e aprendizagem científica: Um estudo sociológico
Ana Maria Moriais (Moriais, A. M.); Isabel Pestana Neves (Neves, I. P.); Helena Antunes (Antunes, H.); Fernanda Fontinhas (Fontinhas, F.); Ana Medeiros (Medeiros, A.); Dulce Peneda (Peneda, D.); Elizabeth Reis (Reis, E.); et al.
Journal Title
Revista de Educação
Year (definitive publication)
1996
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 19

(Last checked: 2024-11-17 07:31)

View record in Google Scholar

Abstract
O estudo faz parte de um projeto de investigação-açcão que tem como objetivo principal a procura de práticas pedagógicas mais favoráveis à aprendizagem de todos os alunos, particularmente dos alunos socialmente mais desfavorecidos. Realizado no âmbito do projecto ESSA, o estudo dá continuidade a outro trabalho (Morais et al. 1993) em que se analisou o efeito de três práticas pedagógicas sociologicamente distintas no aproveitamento em ciências de alunos pertencentes a diferentes grupos sociais (classe social, etnia, género). No presente estudo foram implementadas duas novas práticas pedagógicas cuja concepção se baseou nos resultados sugeridos pela investigação anterior. Teoricamente, a investigação usa como principal estrutura conceptual de análise o modelo do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990). Os resultados do estudo sugerem que práticas pedagógicas sociologicamente distintas influenciam de modo diferente o aproveitamento em ciências, dependendo do grupo social dos alunos e das competências desenvolvidas. Sugerem ainda que determinadas características da prática pedagógica se revelam, relativamente a outras, mais favoráveis ao desenvolvimento científico e socio-afectivo dos alunos. O estudo salienta a importância de se proceder a uma caracterização sociológica das práticas pedagógicas e a importância do contexto social da sala de aula na alteração do padrão de aproveitamento diferencial dos alunos.
Acknowledgements
--
Keywords

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.