Artigo em revista científica Q4
Preditores dos comportamentos de redesenho do trabalho: uma análise de mediação moderada
Renata Chinelato (Chinelato, R.); Susana M. Tavares (Tavares, S. M.); Maria Cristina Ferreira (Ferreira, M. C.); Felipe Valentini (Valentini, F.);
Título Revista
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-03-23 20:32)

Ver o registo na Scopus


: 1.1
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Predictors of job crafting behaviors: a mediation analysis

Abstract/Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar o papel moderador da identificação organizacional na relação da segurança psicológica com os comportamentos de redesenho, mediada pela satisfação das necessidades psicológicas. A amostra foi composta por 1.171 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (57,4% do sexo feminino), com média de idade de 36,22 anos. Os resultados demonstraram que a percepção de segurança psicológica contribuiu para a satisfação das suas necessidades psicológicas que, por sua vez, impactou os comportamentos de redesenho. Tal relação mostrou-se, ainda mais fortalecida, quando havia uma baixa identificação do indivíduo com sua organização. Concluiu-se que a relação que o indivíduo estabelece com suas atividades laborais sofre influências de variáveis contextuais e individuais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Comportamentos de redesenho do trabalho,Necessidades psicológicas básicas,Segurança psicológica
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/00315/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.