Scientific journal paper
Processos de comunicação digital no sistema educativo Português em tempos de pandemia
Ana Nobre (Nobre, A.); Ana Mouraz (Mouraz, A.); Maria de Fátima Preto Barrocas Goulão (Goulão, M. F.); Susana Henriques (Henriques, S.); Daniela Melaré Vieira Barros (Barros, D.); José António Marques Moreira (Moreira, J. A.);
Journal Title
Práxis Educacional
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-11-20 00:19)

View record in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(Spanish/Castilian) Procesos de comunicación digital en el sistema educativo Portugués en tiempos de pandemia

(English) Digital communication processes in the Portuguese educational system in pandemic times

Abstract
A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação digital e em rede,Comunicação,Colaboração
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences
  • Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.