Scientific journal paper Q2
Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores
Armanda Pinto da Mota Matos (Matos, A. P. M.); Isabel Festas (Festas, I.); Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.);
Journal Title
Contratexto
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Peru
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-07 12:33)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-11-28 02:03)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-06 20:00)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(English) Production of educational resources for media education in schools: Teachers’ perceptions and needs

(Spanish/Castilian) Producción de recursos educativos para la educación mediática en la escuela: Percepciones y necesidades de los profesores

Abstract
A relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola.
Acknowledgements
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P./MCTES através de fundos nacionais (PTDC/CED-EDG/32560/2017). Trabalho realizado com o apoio do CEIS20-UC.
Keywords
Educação mediática,Literacia digital e mediática,Escola e professores,Formação de professores,Recursos educativos
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CED-EDG/32560/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.