Artigo em revista científica Q2
Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores
Armanda Pinto da Mota Matos (Matos, A. P. M.); Isabel Festas (Festas, I.); Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.);
Título Revista
Contratexto
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Peru
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Títulos Alternativos

(Inglês) Production of educational resources for media education in schools: Teachers’ perceptions and needs

(Espanhol/Castelhano) Producción de recursos educativos para la educación mediática en la escuela: Percepciones y necesidades de los profesores

Abstract/Resumo
A relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola.
Agradecimentos/Acknowledgements
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P./MCTES através de fundos nacionais (PTDC/CED-EDG/32560/2017). Trabalho realizado com o apoio do CEIS20-UC.
Palavras-chave
Educação mediática,Literacia digital e mediática,Escola e professores,Formação de professores,Recursos educativos
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CED-EDG/32560/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.