Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Professores e investigadores em fim de linha: efeitos do congelamento de carreiras nas condições de ingresso na reforma
Título Revista/Livro/Outro
Ensino Superior: Revista do SNESup
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Neste texto, como contributo para uma melhor compreensão do contexto em que tem lugar a reconfiguração excecional dos procedimentos de progressão de carreira [nos termos dispostos nos artigos número 76.º e 77.º do decreto-lei 84/2019, publicado em 28 de junho], e focando apenas o ensino superior público, desenvolvemos uma caracterização do perfil dos docentes que mês após mês abandonam o sistema, de forma definitiva, por via da reforma. Concretamente, interessa-nos perceber em que condições docentes e investigadores que exercem a sua atividade no âmbito do regime de segurança social público, nos subsistemas universitário e politécnico, acedem à aposentação ou reforma: em que categoria de carreira? Em que condições financeiras?
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Carreiras,Progressão,Ensino superior Público,Portugal
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.