Publicação em atas de evento científico
Projeto SECCLASS: O desenvolvimento de um sistema de classificação da construção com componente de sustentabilidade adaptado ao BIM
Angie Mendez (Mendez, A.); Daniel Cale (Cale, D.); Filipa Salvado (Salgado, F.); Inês Almeida (Almeida, I.); João Manuel Miranda (Miranda, J. M.); José Granja (Granja, J.); Luís Fonseca (Fonseca, L.); Manoel Wagner de Mello (Mello, M. W. de.); Maria João Falcão Silva (Silva, M. J. F.); Marta Campos (Campos, M.); Miguel Azenha (Azenha, M.); Mohamad El Sibaii (El Sibaii, M.); Paula Couto (Couto, P.); Ricardo Pontes Resende (Resende, R. P.); Rodrigo Tavares Lima (Lima, R. T.); Sara Parece (Parece, S.); Tiago da Silva Pedro (Pedro, T.); et al.
4º Congresso Português de Building Information Modelling - ptBIM
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-05-19 13:06)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O projeto SECClasS – Sustainability Enhanced Construction Classification System – financiado pelo EEA Grants – pretende facilitar a Economia Circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção otimizado para a Sustentabilidade. Este sistema será orientado para a metodologia BIM e servirá não só a componente de sustentabilidade, mas também os restantes usos BIM, como a gestão do processo BIM, extração de quantidades, compatibilização de especialidades ou planeamento de obra, e todas as fases do ciclo de vida. É objetivo do projeto que o sistema de classificação seja usado pelos profissionais do projeto, construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios e outras infraestruturas. Um sistema de classificação permite unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida, com o objetivo de melhorar o desempenho dos edifícios e redução dos resíduos através de ferramentas digitais de gestão e seleção informada dos elementos construtivos. Este trabalho apresenta os frutos do projeto até à data, que incluem a tradução do sistema Uniclass 2015, as primeiras implementações do sistema em pilotos e ambientes de produção, e o trabalho e resultados esperados até à sua conclusão no final de 2022.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Engenharia Civil - Engenharia e Tecnologia
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
19_Call#2_SECClasS – Sustainability Enhanced Construction Classification System EEA Grants Portugal
UIDB/04029/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDP/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.