Publicação em atas de evento científico
Cruzamentos e encruzilhadas: a importância de um si para um serviço de psicologia escolar
Pedro M. Oliveira (Oliveira, P.); Abílio Oliveira (Oliveira, A.); António Martins (Martins, A.);
Atas da 15ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2015)
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-04 11:39)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Português) Os sistemas de Informação da Gestão de Conhecimento, na Educação e na Formação

Abstract/Resumo
Os desafios que se colocam hoje em dia aos adolescentes são cada vez mais complexos. Desde os variados estímulos externos, às características individuais, muitos são os contributos que vão moldando a sua forma de pensar, aprender e (re)agir. Neste sentido, os contextos em que eles se inserem assumem, progressivamente, mais relevância no seu dia-adia, nomeadamente no que toca ao meio escolar. É neste enquadramento que se destaca a importância de existir um sistema de informação que permita optimizar o trabalho dos psicólogos, e que se traduza numa clara mudança no desempenho organizacional de um serviço de psicologia escolar. Pretendemos assim modelar e propor um SI que permita reportar informação relevante, cruzando dados quantitativos e qualitativos resultantes de diferentes fontes, nomeadamente testes psicotécnicos aplicados num programa de orientação escolar e vocacional. Suportado na qualidade da informação gerada, cada psicólogo poderá desenvolver um acompanhamento personalizado, mais próximo dos interesses do aluno.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sistema de informação,Serviço de psicologia escolar,Orientação vocacional
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/MULTI/0446/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia