Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos
Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Dada a problemática em torno do ensino da programação e face a alguns estudos empíricos
sobre o que leva os alunos a ter dificuldades nesta área, iniciou-se a elaboração de um estudo
exploratório cujo método de recolha de dados foi o focus group a fim de detetar lacunas no
ensino da programação segundo a perspetiva dos alunos. O estudo consistiu em efetuar
entrevistas semiestruturadas a 24 alunos do ensino profissional de duas escolas de dois
distritos. Posteriormente, as entrevistas foram codificadas e analisadas para encontrar temas
comuns.
Apesar de alguma discrepância entre as respostas dos alunos das diferentes escolas, foram
identificadas algumas categorias: o curso, o professor, o aluno e a escola. Estas deverão ser
consideradas na elaboração de um questionário sobre esta temática com o qual se pretende
inquirir um maior número de alunos, com características semelhantes aos participantes neste
estudo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
vocational education,students' perspective,programming learning