Publicação em atas de evento científico
Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - Perspetiva dos alunos
Geni Gomes (Gomes, G.); Joana Martinho Costa (Costa, J. M.); Martine Bernardo (Bernardo, M.); Fernando Matos (Matos, F.); Paula Abrantes (Abrantes, P.);
Livro de Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 18

(Última verificação: 2024-05-01 20:26)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Dada a problemática em torno do ensino da programação e face a alguns estudos empíricos sobre o que leva os alunos a ter dificuldades nesta área, iniciou-se a elaboração de um estudo exploratório cujo método de recolha de dados foi o focus group a fim de detetar lacunas no ensino da programação segundo a perspetiva dos alunos. O estudo consistiu em efetuar entrevistas semiestruturadas a 24 alunos do ensino profissional de duas escolas de dois distritos. Posteriormente, as entrevistas foram codificadas e analisadas para encontrar temas comuns. Apesar de alguma discrepância entre as respostas dos alunos das diferentes escolas, foram identificadas algumas categorias: o curso, o professor, o aluno e a escola. Estas deverão ser consideradas na elaboração de um questionário sobre esta temática com o qual se pretende inquirir um maior número de alunos, com características semelhantes aos participantes neste estudo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
vocational education,students' perspective,programming learning