Comunicação em evento científico
Conversas Inclusivas com Ciência: uma experiência de formação em fontes de informação estatística e realização de World Café sobre Saúde Menstrual e Ambiente com alunos do secundário
Violeta Alarcão (Alarcão, V.); Sónia Pintassilgo (Pintassilgo, S.);
Título Evento
Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A presente comunicação visa apresentar e discutir a experiência de implementação de uma sessão de formação sobre fontes de informação estatística e sensibilização para a Saúde Menstrual e Ambiente com alunos e alunas do Ensino Secundário de duas escolas públicas do concelho de Lisboa. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia organizada pelo CIES-Iscte, tendo como finalidade colocar a população estudantil do Ensino Secundário em contacto com métodos e técnicas de investigação diferenciados em ciências sociais com vista a um despertar para a atividade científica. A sessão proposta apresentava três objetivos fundamentais a partir da abordagem temática sobre Menstruação e Impactos Sociais e Ambientais: identificar e distinguir fontes de informação estatística oficial e não oficial sobre o tema; selecionar indicadores estatísticos para medir os fenómenos sociais em análise; propor novos indicadores para a medição dos fenómenos, a partir da metodologia ativa de aprendizagem do World Café. A atividade, com duração de 90 minutos, iniciou-se por uma breve apresentação dos participantes, seguida de uma breve exposição dos temas em discussão (saúde menstrual, informação estatística, e abordagem World Café), finalizando com conversas em grupo, orientadas para temas pré-definidos e incluindo uma discussão geral das ideias discutidas. Foram definidas as seguintes questões para gerar e facilitar a discussão e o desenvolvimento de trabalho colaborativo no seio de cada grupo e entre grupos: 1) Quais os conhecimentos e experiências da população residente em Portugal acerca da menarca e da menopausa? 2) Quais os conhecimentos, usos e perceções da população residente em Portugal sobre produtos de higiene menstrual? 3) Quais os impactos individuais e sociais da menstruação na população residente em Portugal? 4) Quais os conhecimentos, usos e perceções de produtos de higiene menstrual sustentáveis ou eco-friendly da população residente em Portugal? Com base nos contributos recolhidos e na avaliação da sessão por parte dos alunos envolvidos (n=26), procuraremos incidir a nossa reflexão em torno de dois eixos interligados entre si: o eixo da investigação, concretamente a importância de realizar uma ciência inclusiva e de dar voz a diferentes grupos de cidadãos no processo de produção de conhecimento para melhor conhecermos e agirmos nas sociedades polarizadas em que vivemos; e o eixo da formação, neste caso o uso de metodologias ativas na dinâmica do processo pedagógico para uma educação inovadora, positiva e potencialmente transformadora. O World Café, além de viabilizar o envolvimento de diferentes partes interessadas nos vários momentos de uma investigação, possibilita ainda uma aprendizagem entre pares, através da participação em conversas estruturadas em torno de problemáticas complexas, atuais e de interesse público, realizadas num ambiente informal.
Agradecimentos/Acknowledgements
Às alunas e alunos participantes do World Café pela forma ativa e dedicada com que partilharam o seu conhecimento e experiências, às/aos professoras/es das escolas que viabilizaram a realização das sessões, e à equipa do CIES-Iscte pelo apoio e suporte.
Palavras-chave
World Café,Construção de indicadores,Pobreza menstrual,Ciência cidadã
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.