Artigo em revista científica
Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Título Revista
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 3

(Última verificação: 2024-04-27 23:06)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta resultados do projeto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), desenvolvido numa escola com Pré-escolar e 1º Ciclo da área de Lisboa (Portugal), com o objetivo de preparar crianças, dos 3 aos 9 anos, para o exercício de uma cidadania ativa na sociedade do século XXI, concretizada numa participação democrática ativa e eficaz. Partiu dos referenciais teóricos de cidadania digital propostos por instituições internacionais como a UNESCO (“cidadania global”), a OCDE (“competência global”), o Conselho da Europa (“competências de cultura democrática”) e a Comissão Europeia (cidadania digital”). Usou como estratégia de investigação os métodos mistos, tendo aplicado ainda o modelo de intervenção proposto por SEFTON-GREEN et al (2016), focado no empoderamento cidadão de crianças com idades precoces nos contextos familiar, comunitário e global. Após a formação de professores da escola, a caracterização dos contextos familiar e comunitário, foi definido e concretizado um plano de intervenção que partiu de atividades com tecnologias analógicas e se encaminhou progressivamente para atividades com recurso a tecnologias digitais. Os resultados indicam que as crianças desenvolveram as suas competências de cidadania digital, não só em termos de análise crítica da realidade, mas também de intervenção social, designadamente através dos media. E fizeram-no através de um percurso iniciado com a produção de conteúdos para media tradicionais, que evoluiu depois, por necessidade das próprias crianças, para a produção de conteúdos para media digitais. Este artigo centra-se na descrição e interpretação das práticas desenvolvidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - SFRH/BPD/77874/2011
Palavras-chave
Crianças 3-9 anos,Educação para a Cidadania Digital,Intervenção comunitária,Usos e práticas de media
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/77874/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.