Publicação em atas de evento científico
Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Pré-escolar e no 1º Ciclo
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola - Atas do Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, realizado em Braga nos dias 6 e 7 de julho de 2018
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 19:36)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta o projeto “Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática” (2015-2018), focado nas práticas de cidadania digital de crianças dos 3 aos 9 anos, em contextos formais, não-formais e informais. Incluiu a formação acreditada de professores, que desenvolveram atividades de cidadania digital com os seus alunos, envolvendo as famílias e a comunidade. Seguiu o modelo definido por Sefton-Green et al (2016) e, após a caracterização do contexto local, foi estabelecido um plano de intervenção comunitário. Os resultados preliminares mostram que as crianças são utilizadoras frequentes de media em casa, mas não na escola, mas que os docentes conseguiram integrar as atividades que com media e acerca de media nas suas planificações, em articulação com a comunidade, contribuindo para empoderar as crianças ao nível das práticas de cidadania digital.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Educação para a Cidadania Digital,Projeto comunitário,Pré-escolar,1º Ciclo,Formação de professores
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/77874/2011 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.