Artigo em revista científica
QUANDO A UNIVERSIDADE TEM LUGAR NO DEBATE PÚBLICO: A TRAJETÓRIA DO GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES DA AÇÃO AFIRMATIVA (GEMAA)
Marcia Rangel Candido (Candido, Marcia.); Poema Eurístenes Portela (Poema Eurístenes Portela);
Título Revista
Cadernos de Estudos Sociais e Políticos
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-12-19 11:03)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este ensaio elabora uma breve história do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), núcleo de pesquisa sediado no IESP-UERJ. Para tal, após uma pequena introdução, o texto ressalta três marcos de trajetória institucional: o conteúdo desenvolvido, que possui duas grandes linhas de investigação concentradas no acesso ao ensino superior, ou na diversidade em representações da indústria cultural; as estratégias de comunicação, caracterizadas pela contínua intervenção no debate público, a partir da interlocução com a mídia, atores governamentais e movimentos sociais; e, por fim, a coletividade do legado de conhecimento produzido, que reúne gerações de cientistas sociais. De uma maneira geral, a principal contribuição do GEMAA à sociedade tem sido a difusão de evidências empíricas de desigualdades raciais e injustiças sistemáticas contra os pretos e pardos no Brasil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
GEMAA,Pesquisa,História institucional,Racismo,IESP-UERJ

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.