Artigo em revista científica
Quem cuida da Universidade? Habitação, migração e trabalho precário nas narrativas invisíveis de trabalhadoras de limpeza
Joana Pestana Lages (Lages, J.); Saila-Maria Saaristo (Saaristo, S.-M.); Nuno Dias (Dias, N.);
Título Revista
Passagens
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Este artigo explora a interseção entre o trabalho de limpeza em universidades, a crise da habitação e as experiências de mulheres migrantes, enquadrando-a como uma expressão localizada de uma policrise global. Investigam-se relações entre trabalho e habitação das trabalhadoras imigrantes em Portugal através do caso das trabalhadoras de limpeza do Iscte. O objetivo é identificar trajetórias e narrativas comuns que podem abrir caminho para uma concetualização mais aprofundada do nexo entre migração, género e habitação. Através de abordagem etnográfica não convencional, formada para examinar as desigualdades sociais a partir do interior da universidade, o artigo centra-se em funcionárias de limpeza da universidade - muitas das quais são migrantes que vivem na periferia da cidade. A investigação explora a forma como as suas situações habitacionais precárias estão ligadas aos seus papéis laborais subvalorizados e de género, utilizando entrevistas e observação participante. O estudo sublinha a dupla invisibilidade destas trabalhadoras, cujos contributos são simultaneamente essenciais e marginalizados, refletindo uma desconsideração social mais ampla pelo trabalho de cuidados. Os resultados destacam o impacto sistemático da precariedade laboral e habitacional nas mulheres migrantes, particularmente aquelas envolvidas em trabalhos de cuidados e limpeza, perpetuando ciclos de exclusão social e espacial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
trabalho de cuidados,precariedade habitacional,mulheres migrantes,trabalho de limpeza

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.