Artigo em revista científica
Questionário de Expectativas de Papel de Género Face à Dor: estudo psicométrico e de adaptação do GREP para a população portuguesa
Sónia F. Bernardes (Bernardes, S. F.); Filipa Jácome (Jácome, F.); Maria Lima (Lima, M. L.);
Título Revista
Análise Psicológica
Ano
2008
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O presente artigo visa a tradução e adaptação do questionário Gender Role Expectations of Pain (GREP; Robinson et al., 2001) numa amostra da população portuguesa. O GREP avalia as expectativas de papel de género face a três dimensões da experiência de dor: 1) sensibilidade; 2) tolerância; e 3) disposição para expressar dor. Para cada uma destas dimensões os indivíduos avaliam: 1) as percepções estereotípicas (homem típico vs. Mulher típica e vice-versa) e; 2) as percepções individuais (próprio vs. homem/mulher típicos). O instrumento foi traduzido e aplicado a uma amostra de conveniência, constituída por 202 estudantes universitários/as portugueses/as (42.6% homens; Midade = 21.8; DP = 3.06) a frequentar diversos cursos de um Instituto Superior de Lisboa. Uma sub-amostra de 26 estudantes (48.2% homens; M idade = 22.5; DP = 2.32) preencheu pela segunda vez o instrumento duas semanas após a primeira aplicação. Uma análise factorial em eixos principais extraiu os seis factores teoricamente esperados. O instrumento apresentou índices de consistência interna e temporal razoáveis na presente amostra. Os conteúdos das percepções estereotípicas denotam um favorecimento do grupo de pertença, ou seja, os homens tendem a favorecer o homem típico enquanto as mulheres favorecem a mulher típica. Os conteúdos das percepções individuais denotam um maior esforço por parte dos homens para se diferenciarem pela positiva, quer do homem quer da mulher típicos, que as mulheres.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Expectativas de papel de género,Dor,Questionário
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PIHM/PSI/63505/2005 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.