Book chapter
(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)
Ana Simaens (Simaens, A.);
Book Title
Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este capítulo apresenta o projeto Impactful Five (i5) e o seu framework pedagógico, desenvolvido pelo Principles for Responsible Management Education (PRME) com apoio da Fundação LEGO®, para transformar a educação em gestão nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo é formar líderes responsáveis e sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de uma abordagem lúdica e holística. O conceito de playfulness é central no projeto, sendo definido como uma atitude que incorpora diversão, criatividade e experimentação, sem comprometer os objetivos educacionais. O framework i5 adapta cinco características da aprendizagem lúdica ao ensino superior: alegria e bem‑estar, aprendizagem com significado, envolvimento ativo, interação social de apoio e design para a iteração. O i5 Playbook, desenvolvido em colaboração com o Project Zero da Harvard Graduate School of Education, oferece estratégias práticas para educadores criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos e centrados nos alunos. Cada método inclui, assim, signature moves que orientam práticas pedagógicas específicas, como por exemplo, reflexões críticas, uso de tecnologia, debates e prototipagem. Reconhecendo o alinhamento com o Modelo Pedagógico do Iscte, o capítulo apresenta alguns exemplos de aplicação destacando a importância de mudanças graduais e colaborativas na educação em gestão, incentivando os educadores a experimentar e refletir sobre as suas práticas. A adoção do framework i5 visa preparar os alunos para liderar de forma responsável, moldando um futuro sustentável para as organizações e a sociedade.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Economics and Business - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.