Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)
Título Livro
Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Este capítulo apresenta o projeto Impactful Five (i5) e o seu framework pedagógico,
desenvolvido pelo Principles for Responsible Management Education
(PRME) com apoio da Fundação LEGO®, para transformar a educação em
gestão nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo é formar líderes responsáveis
e sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, através de uma abordagem lúdica e holística. O conceito de
playfulness é central no projeto, sendo definido como uma atitude que incorpora
diversão, criatividade e experimentação, sem comprometer os objetivos
educacionais. O framework i5 adapta cinco características da aprendizagem
lúdica ao ensino superior: alegria e bem‑estar,
aprendizagem com significado,
envolvimento ativo, interação social de apoio e design para a iteração.
O i5 Playbook, desenvolvido em colaboração com o Project Zero da Harvard
Graduate School of Education, oferece estratégias práticas para educadores
criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos e centrados nos alunos. Cada
método inclui, assim, signature moves que orientam práticas pedagógicas
específicas, como por exemplo, reflexões críticas, uso de tecnologia, debates
e prototipagem. Reconhecendo o alinhamento com o Modelo Pedagógico do
Iscte, o capítulo apresenta alguns exemplos de aplicação destacando a importância
de mudanças graduais e colaborativas na educação em gestão, incentivando
os educadores a experimentar e refletir sobre as suas práticas. A adoção
do framework i5 visa preparar os alunos para liderar de forma responsável,
moldando um futuro sustentável para as organizações e a sociedade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Classificação Fields of Science and Technology
- Economia e Gestão - Ciências Sociais
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.
English