Capítulo de livro
(Re)imaginar a educação através do Projeto Impactful five (i5)
Ana Simaens (Simaens, A.);
Título Livro
Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Este capítulo apresenta o projeto Impactful Five (i5) e o seu framework pedagógico, desenvolvido pelo Principles for Responsible Management Education (PRME) com apoio da Fundação LEGO®, para transformar a educação em gestão nas Instituições de Ensino Superior. O objetivo é formar líderes responsáveis e sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de uma abordagem lúdica e holística. O conceito de playfulness é central no projeto, sendo definido como uma atitude que incorpora diversão, criatividade e experimentação, sem comprometer os objetivos educacionais. O framework i5 adapta cinco características da aprendizagem lúdica ao ensino superior: alegria e bem‑estar, aprendizagem com significado, envolvimento ativo, interação social de apoio e design para a iteração. O i5 Playbook, desenvolvido em colaboração com o Project Zero da Harvard Graduate School of Education, oferece estratégias práticas para educadores criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos e centrados nos alunos. Cada método inclui, assim, signature moves que orientam práticas pedagógicas específicas, como por exemplo, reflexões críticas, uso de tecnologia, debates e prototipagem. Reconhecendo o alinhamento com o Modelo Pedagógico do Iscte, o capítulo apresenta alguns exemplos de aplicação destacando a importância de mudanças graduais e colaborativas na educação em gestão, incentivando os educadores a experimentar e refletir sobre as suas práticas. A adoção do framework i5 visa preparar os alunos para liderar de forma responsável, moldando um futuro sustentável para as organizações e a sociedade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.