Dissertação de Mestrado
Ricos e pobres no sudoeste Alentejano: Os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na freguesia de São Teotónio
Mariana Anginho Évora (Évora, M. A.);
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-19 12:20)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Nas últimas décadas, a Freguesia de São Teotónio, no Litoral Alentejano, tem sido o centro de grandes investimentos agrícolas, que têm incidido na produção de frutos vermelhos. Estes investimentos recorreram a mão-de-obra imigrante, oriunda da Europa de Leste e da Ásia do Sul, alterando as dinâmicas sociais, culturais e económicas da região. Partindo da obra “Ricos e Pobres no Alentejo”, de José Cutileiro (1977), esta dissertação pretende dar conta de quais foram essas alterações, e que implicações tiveram na vida da população. Enquadrando estes investimentos como um caso de estudo para o Capitaloceno, uma época geológica marcada pela industrialização e pela globalização económica, e que está a levar a grandes alterações climáticas na Terra, compreendemos que, apesar da produção de frutos vermelhos ter fomentado a circulação de dinheiro na economia da região, grande parte da população se sente descontente com as transformações ocorridas. Nos seus discursos, há uma separação da esfera económica e social nas consequências da agricultura. Como subtópicos, desenvolvemos os aspetos mais discutidos nas entrevistas e no trabalho de campo realizados na vila-capital da freguesia: as motivações dos trabalhadores imigrantes; as condições laborais do trabalho agrícola; a estranheza cultural entre a comunidade portuguesa e as imigrantes; a falta de habitação e serviços para toda a população; a incerteza do futuro deste sector em São Teotónio, sobretudo pela falta de água. Concluímos ainda que a dicotomia entre “ricos” e “pobres” se mantém no mundo agrícola do Alentejo, apesar das suas características atuais serem diferentes das características dos anos setenta.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.