Publicação em atas de evento científico
Rumo à definição de ‘Product Data Templates’ nacionais para aplicação generalizada em contexto BIM: Esforços da CT197
Mohamad El Sibaii (El Sibaii, M.); José Granja (Granja, J.); Renan Rocha Ribeiro (Ribeiro, R. R.); Pedro Meda (Meda, P.); Ricardo Pontes Resende (Resende, R.); João dos Santos (Santos, J. dos.); Pedro Lucas Martins (Martins, P. L.); António Aguiar Costa (Costa, A. A.); João Poças Martins (Martins, J. P.); Miguel Azenha (Azenha, M.); et al.
4º Congresso Português de Building Information Modelling - ptBIM
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-26 12:09)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A normalização é um dos elementos mais importantes para a implementação dos processos BIM. De facto, trata‑se de fator primordial para colaboração eficaz entre os intervenientes da indústria AECO. Um dos importantes vértices a ter em conta na normalização diz respeito à definição da informação alfanumérica relevante, bem como a sua respetiva nomenclatura. Este tipo de definições corresponde a estruturas normalizadas de dados para produtos de construção, designados na língua inglesa por: 'Product Data Template' (PDT). Apesar de já existirem algumas iniciativas a nível internacional para definição de PDTs, trata‑se de um processo ainda em fase de maturação a nível mundial, mas que reconhecidamente carece de definições específicas ao contexto de cada país (conforme determinado na ISO 23386:2020, por exemplo). No contexto da CT197 (comissão de normalização nacional BIM, sob alçada do Instituto Português da Qualidade) e de projetos de investigação em curso (p.ex. SECClasS, REV@Construction, e GrowingCircle), a equipa do presente artigo está a encetar esforços comuns rumo ao estabelecimento de PDT’s a nível nacional. O presente artigo descreve esses esforços, com enfoque particular na perspetiva de mobilização da indústria. Os trabalhos a encetar envolvem a auscultação direta a vários intervenientes na cadeia de valor para formulação/validação de PDTs, mas também terão em conta várias outras fontes/fatores como os requisitos de interoperabilidade 'Industry Foundation Classes' (IFC) e outras iniciativas de normalização e regulamentação a nível nacional e europeu.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
'Product Data Templates','Building Information Modelling',Normalização,Interoperabilidade,Indústria AECO
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
19_Call#2_SECClasS – Sustainability Enhanced Construction Classification System EEA Grants Portugal
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDP/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/04029/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/04708/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.