Artigo em revista científica
Sair da “Casa” – A participação juvenil num projeto de intervenção comunitária
Leonor Medon (Medon, L.); Lígia Ferro (Ferro, L.); Otávio Raposo (Raposo, Otávio);
Título Revista
Fórum Sociológico
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
O presente artigo explora as dinâmicas de participação juvenil a partir de uma investigação etnográfica realizada no projeto "Casa”, localizado em Campanhã, na cidade do Porto e financiado pelo Programa Escolhas1. O estudo, conduzido entre novembro de 2023 e junho de 2024, no âmbito do projeto PERICREATIVITY2, teve como objetivo compreender como os jovens experienciam e representam a sua participação e identificar os desafios inerentes ao processo. Metodologicamente, a investigação assentou numa estratégia etnográfica, recorrendo à observação participante, ao registo sistemático em diário de campo e a entrevistas semiestruturadas com jovens e equipa técnica. Alguns dos principais resultados evidenciam uma dissociação entre a retórica institucional de empoderamento e de participação e as representações sociais dos jovens, para quem se traduz em termos mais práticos ("estar presente", "ajudar"). A análise das assembleias semanais de jovens revela as potencialidades da apropriação criativa de referências consumidas diariamente pelos jovens para fomentar o seu envolvimento, mas demonstra que esta se processa numa "arena circunscrita". A agência exercida acaba por ter uma "baixa consequência", o que gera a perceção de uma "simulação de poder" (Arnstein, 1969), limitando o potencial emancipatório. Apesar de o projeto “Casa” atuar como um amortecedor das desigualdades sociais, peca pela ausência de ligação a esferas de poder mais amplas, perpetuando a sensação de invisibilidade política dos jovens, tornando a intervenção insuficiente para gerar transformação estrutural. Propõe-se, assim, o repensar dos modelos de participação articulados às escalas micro e macro, transformando as sugestões internas dos jovens em ações de cidadania ativa no espaço público.
Agradecimentos/Acknowledgements
Este trabalho foi financiado pela FCT(Fundação para a Ciência e a Tecnologia), no âmbito do projeto “PERICREATIVITY - Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas em territórios segregados” (10.54499/2022.08993.PTDC; março 2023 - março)
Palavras-chave
Participação juvenil,Programa Escolhas,Etnografia urbana,Periferia social
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
10.54499/2022.08993.PTDC FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.