Artigo em revista científica
Ser ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académica
Isabel Correia (Correia, I.); Diogo Alves (Alves, D.); Margarida Jarego (Jarego, M.); Katherine Lopes (Lopes, K.); Diana Rodrigues (Rodrigues, D.); Lídia Abrantes (Abrantes, L.); Ania Boloca (Boloca, A.); Bruno Carvalho (Carvalho, B.); Marta Diogo (Diogo, M.); Catarina Grosso (Grosso, C.); Marília Ferreira Massa (Massa, M. F.); Rita Mateus (Mateus, R.); Rafaela Fonseca Pereira (Pereira, R. F.); Sara Pina (Pina, S.); Guilherme Galhardo Pinheiro (Pinheiro, G. G.); Regina Pinto (Pinto, R.); Alexandre Rilho (Rilho, A.); Maria Beatriz Timóteo (Timóteo, M. B.); et al.
Título Revista
Psychologica
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 0

(Última verificação: 2020-02-18 21:35)

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(Inglês) To be hazed or not?: the theory of planned behavior as a model to understand freshmen’s participation in academic hazing

Abstract/Resumo
Com este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Academic hazing,Theory of planned behavior,Attitude,Subjective norm,Perceived behavioral control
  • Psicologia - Ciências Sociais
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Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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