Artigo em revista científica Q4
Ser ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académica
Isabel Correia (Correia, I.); Diogo Alves (Alves, D.); Margarida Jarego (Jarego, M.); Katherine Lopes (Lopes, K.); Diana Rodrigues (Rodrigues, D.); Lídia Abrantes (Abrantes, L.); Ania Boloca (Boloca, A.); Bruno Carvalho (Carvalho, B.); Marta Diogo (Diogo, M.); Catarina Grosso (Grosso, C.); Marília Ferreira Massa (Massa, M. F.); Rita Mateus (Mateus, R.); Rafaela Fonseca Pereira (Pereira, R. F.); Sara Pina (Pina, S.); Guilherme Galhardo Pinheiro (Pinheiro, G. G.); Regina Pinto (Pinto, R.); Alexandre Rilho (Rilho, A.); Maria Beatriz Timóteo (Timóteo, M. B.); et al.
Título Revista
Psychologica
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-12-21 14:48)

Ver o registo na Web of Science®


: 6.7
Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2024-12-21 07:03)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) To be hazed or not?: the theory of planned behavior as a model to understand freshmen’s participation in academic hazing

Abstract/Resumo
Com este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Academic hazing,Theory of planned behavior,Attitude,Subjective norm,Perceived behavioral control
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/PSI/03125/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.