Comunicação em evento científico
Serofobia e discriminação de pessoas que vivem com VIH no século XXI em Portugal
Marta Maia (Maia, M.);
Título Evento
Epistemologías del Sur y salud: ecología de experiencias, conocimientos y cuidados, Seminário internacional
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As pessoas que vivem com VIH são alvo de estigma e discriminação, ainda hoje, apesar das imensas conquistas da medicina em matéria de tratamentos e apesar de se encontrar já descrita cientificamente a intransmissibilidade do vírus quando a pessoa está em tratamento e tem uma carga viral indetetável. O medo do “contágio” e a necessidade de ancorar o mal no outro mobilizam a discriminação e levam os indivíduos a uma negação do risco para si. Ora, o estigma e a discriminação são fatores de perda de saúde e representam um obstáculo à prevenção. Considerando que o estigma e a discriminação continuam a estar fortemente presentes na União Europeia, a Comissão Europeia considerou importante prosseguir com ações envolvendo os governos nacionais e as organizações não-governamentais que trabalham na defesa dos direitos humanos. Seguiram-se um bom número de recomendações e legislações. Ora, importa avaliar em que medida as disposições políticas vão além da mera discursividade, são consequentes e traduzem-se, de facto, em instrumentos e formas de intervenção eficazes a nível da prevenção, da deteção precoce e dos apoios às populações mais vulneráveis, que se debatem frequentemente com constrangimentos severos, desde logo aqueles que remetem para o estigma e a discriminação.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecimentos aos coordenadores do Seminário Internacional, Susana de Noronha e João Arriscado Nunes (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal)
Palavras-chave
serofobia,discriminação,estigma,prevenção,VIH
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/109719/2015 FCT

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.