Artigo em revista científica
Serviço Social crítico: da modernidade à contemporaneidade
Helena Belchior Rocha (Rocha, H.); Paula Ferreira (Ferreira, P.); Teresa Paula Silva (Silva, T.); Vanda Ramalho (Ramalho, V.);
Título Revista
Revista Alternativas. Cuadernos de Trabajo Social
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 8

(Última verificação: 2024-12-22 08:34)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Século XXI e o desafio da contemporaneidade, implicam para o Serviço Social diferentes horizontes teóricos e diferentes abordagens de prática, no enfrentamento da «questão social» e na promoção de conceções de mudança social. Com o objetivo de entender o imanente e o explícito no questionamento dos fundamentos normativos e dos fundamentos que sustentam a crítica no Serviço Social, e ainda de localizar no amplo debate da Teoria Social Contemporânea as influências dos pensadores, da Teoria Social clássica, da Escola de Frankfurt e mais recentemente pelas teorias pós estruturalistas, as reflexões do presente artigo abarcam do contexto de surgimento das teorias críticas ao Serviço Social crítico contemporâneo, seus princípios e fundamentos e por fim a teoria crítica pósmoderna na sua dimensão ontológica, epistemológica e metodológica.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Serviço Social,Teoria Crítica,Pós-modernismo

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.