Publicação em atas de evento científico
Simulação computacional da adesão ao rastreio da retinopatia diabética: Modelo baseado em agentes dotados de lógica fuzzy
Andreia Pereira (Pereira, A.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.); Fernando Buarque de Lima Neto (Neto, F.); João Macedo (Macedo, J.);
2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 03:12)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-21 22:39)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Computer simulation of diabetic retinopathy screening adherence: Agent based model with fuzzy logic

Abstract/Resumo
A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira nos países desenvolvidos. Uma vez que esta doença permanece assintomática nos estádios iniciais, é da máxima importância a realização de rastreios periódicos. No entanto, o sucesso dos programas de rastreio depende em grande parte da adesão da população alvo. Assim, o desenvolvimento de simulações computacionais que permitam compreender os fatores correlacionados com a decisão individual de aderir ou não ao rastreio, prever baixas taxas de adesão e definir estratégias que promovam o seu aumento, reveste-se de grande utilidade. O objetivo da presente investigação é demonstrar que é possível simular o comportamento de adesão ao rastreio, através de um modelo com elevado grau de abstração e escalabilidade. Para tal, foi desenvolvido um modelo baseado em agentes dotados de lógica fuzzy, calibrado e validado com recurso a dados reais de 271.867 convocatórias para rastreio na Administração Regional de Saúde do Norte. Os resultados obtidos são muito próximos dos reais, quer no grupo de treino, quer no grupo de teste, o que atesta a validade do modelo para o estudo desta problemática e uso como ferramenta preditiva para planeamento em saúde pública.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecemos ao ISCTE-IUL, pelo apoio no âmbito do projeto HOPE e à Administração Regional de Saúde do Norte pela colaboração e cedência de dados, devidamente encriptados e anonimizados.
Palavras-chave
Simulação computacional,Modelos baseados em agentes,Lógica fuzzy,Retinopatia diabética,Taxa de adesão a rastreios
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Hope Project ISCTE-IUL (BRU-IUL)
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.