Comunicação em evento científico
Sindicalismo e movimentos sociais na cultura e nas artes em Portugal: uma breve análise da presença na rede social Facebook
Carlos Tiago Levezinho Luís (Carlos Levezinho); Paulo Alves (Marques Alves, P.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia. Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Ao atravessar tempos difíceis, o movimento sindical (Chaison, 1996), desde os anos 70, tem procurado novas formas de participação. Embora se reconheça a centralidade da Internet na “sociedade em rede” (Castells e Cardoso, 2006), as organizações sindicais aderiram ao uso generalizado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em fase posterior (Pinnock, 2005). Particularmente, são nas atividades de organização e gestão que as TIC ganharam espaço no movimento sindical (Fiorito, et al., 2002). Em Portugal, especialmente com o acentuar da crise associada ao memorando da troika, o setor da Cultura e das Artes ganhou espaço nos movimentos sociais e no sindicalismo, com especial destaque para a fundação do CENA-STE (sindicato de todos os Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos), a principal organização sindical nacional deste setor e que resultou de um processo de fusão entre o Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual (CENA) e do Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo (STE) em 2017 (Costa, 2017). Em 2020, com o surgimento da pandemia Covid-19 no mundo, particularmente em Portugal, ficaram evidentes fragilidades prévias e urgências de intervenção nos modelos de condições e direitos laborais, de proteção e previdência social destes profissionais. O espaço mediático proporcionado pela Internet ganhou destaque em várias dimensões: na divulgação e partilha de conteúdos artísticos como ato de solidariedade coletiva, mas também como campo de reflexão, luta e reivindicação. Emergem os temas da Revisão do Modelo de Apoio às Artes, do Estatuto para o Trabalhador da Cultura e de um Sistema de Proteção Social para estes trabalhadores, desta vez de uma forma cada vez mais articulada entre plataformas e movimentos sociais. No dia 18 de Outubro, no Mercado de Culturas, em Lisboa (e transmitido na Internet), ocorreu o evento “Trabalhar nas Artes - Fórum sobre direitos laborais na Cultura”, organizado por quinze associações, sindicatos e grupos informais, com especial destaque para a Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas; CENA - STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos; APR - Associação Portuguesa de Realizadores; entre outros. A presente comunicação tem como objetivo, através da análise das publicações dos últimos 12 meses dos perfis existentes destas estruturas na rede social Facebook, compreender como alguns sindicatos, plataformas e movimentos sociais portugueses do setor da Cultura e das Artes utilizam o espaço mediático desta rede social, indagando sobre que objetivo(s) estão subjacentes a esta presença na Internet. Será um caminho para o fomento de (novas) formas de participação social/sindicalismo em rede (Marques Alves e Levezinho, 2014) ou estarão a explorar as potencialidades da web 2.0 (O’Reilly, 2005) como forma chegar ao espaço mediático tradicional e recuperar as “velhas” formas de luta e mobilização social?
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Sindicalismo,Movimentos Sociais,Cultura e Artes,Internet
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.