Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Teias de Plenitude e Transformação: Momento ritual como movimento e palco de reivindicação junto de um grupo Neopagão
Título Evento
'Diálogos: 2º Encontro dxs Doutorandxs em Antropologia no ISCTE-IUL'
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O projeto de investigação tem por interesse perceber de que forma as crenças, princípios e práticas do Neopaganismo em Portugal são disseminadas, transformadas e vivenciadas tendo em conta o seu impacto no espaço social e político, nomeadamente aquelas crenças que advogam a proteção e respeito pela natureza e pelo feminino.
Sendo o Neopaganismo um movimento religioso e espiritual, que tem como princípios centrais a crença na Sacralidade da natureza e na igualdade de género, os seus interlocutores são essenciais na criação de um diálogo construtivo na procura de soluções para os problemas sociais e ecológicos atuais e para a igualdade de género.
O momento de celebração ritual torna-se assim o palco onde se observa, transparece e se movimentam crenças, princípios, reivindicações, indivíduos e elementos, num momento que ao mesmo tempo que é performático, é significativo na conexão ao mundo natural e a si mesmos, tanto a nível corporal, individual e coletivo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Neopaganismo,Religião,Género,Ecologia,Ritual
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
SFRH/BD/138893/2018 | Fundação para a Ciência e Tecnologia |
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.