Artigo em revista científica Q4
Trabalho em equipa em Portugal: Uma década de progresso
Pedro Marques-Quinteiro (Marques-Quinteiro, P.); António Abrantes (Abrantes, A.); Patrícia Costa (Costa, P.); Luis Curral (Curral, L.); Ana Graça (Graça, A. M.); Ana Passos (Passos, A. M.); Catarina Marques dos Santos (Santos, C. M.); et al.
Título Revista
Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-26 08:22)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-29 01:58)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Teamwork in Portugal: A decade of progress

Abstract/Resumo
Na última década em Portugal assistimos à explosão do número de estudos acerca dos fatores psicológicos e contextuais que antecedem a eficácia das equipas em ambientes de trabalho complexos e extremos. Esta investigação tem-se centrado em torno dos aspetos comportamentais (e.g. coordenação, liderança), cognitivos (e.g. modelos mentais partilhados, sistemas de memória transitiva) e afetivos (e.g. coesão, team work engagement) que nos ajudam a explicar por que razão algumas equipas têm um desempenho melhor, estão mais satisfeitas com o seu trabalho e acreditam que são mais viáveis (mesmo as que trabalham em condições adversas). Ao longo deste artigo, fazemos não só uma revisão da investigação feita sobre o tema do trabalho em equipa nos últimos dez anos em Portugal, como estabelecemos pontes com outros trabalhos internacionais e apresentamos algumas sugestões para o futuro da investigação desta área na próxima década.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Trabalho em equipa,Liderança de equipas,Processos de equipa,Estados emergentes
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.