Comunicação em evento científico
Transição energética participativa: capacitar os jovens através do projeto SMART2B
Filomena Gerardo (Gerardo, F.); Inês Filipe (Filipe, I.); Guilherme Teixeira Costa (Costa, Guilherme); Nuno Mateus (Nuno Mateus);
Título Evento
ESA RN27 Midterm Conference Territories, Communities and Sustainability: views from Southern Europe
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Transição energética participativa: capacitar os jovens através do projeto SMART2B. A temática da sustentabilidade energética, caracterizada pela capacidade de um edifício de minimizar seu impacto ambiental e, simultaneamente, promover um uso eficiente e sustentável da sua energia através da implementação de práticas que visam reduzir o consumo de energia, tem vindo a ganhar relevância nas últimas décadas. Como resultado, várias foram as iniciativas que têm por objetivo medir, monitorizar e partilhar as raízes deste fenómeno social multidimensional (ao nível económico, social, ambiental e da saúde). No sentido de responder a esta questão emergente estão a ser criadas várias iniciativas como por exemplo do Observatório sobre Pobreza Energética da União Europeia. Outro tipo de propostas para uma melhor eficiência energética é a aposta em projetos de Investigação-ação, como é o caso do projeto internacional Smart2B - Smartness to existing Buildings, financiado pelos Horizontes 2020 da Comissão Europeia. Ao monitorizar os equipamentos sociais, este projeto inovador permite aceder a um controlo coordenado de dispositivos inteligentes especificamente desenvolvidos pela equipa parceira da EDP New, em particular a EDP Re:dy Plug e a EDP Re:dy Box. O Smart2B segue uma abordagem centrada no utilizador, que simplifica a monitorização de dispositivos e fornece informações sobre o desempenho energético total. Esta abordagem permite a transição de edifícios passivos para componentes ativas nos sistemas de energia. Nesta comunicação, e ao utilizar as casas de acolhimento sobre a tutela da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, procuramos: i) compreender de que forma é que os jovens se podem tornar atores sociais ativos dentro da transição energética; ii) analisar os dados provenientes dos instrumentos de recolha instalados nas casas de acolhimento; iii) construir um programa educacional dirigido para as crianças e jovens das casas de acolhimento, com vista a mudar atitudes relativamente à sustentabilidade energética. Para tal, foi utilizada uma metodologia participativa assente no co-design durante 12 meses, na qual participaram 60 crianças e 40 técnicos das casas de acolhimento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Transição Energética,Sustentabilidade,Smart2B,Jovens,Energia.
  • Outras Engenharias e Tecnologias - Engenharia e Tecnologia
  • Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
  • Engenharia do Ambiente - Engenharia e Tecnologia
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
101023666 H2020- EU

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.