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Um argumento inicial sobre múltiplos exercícios de poder na educação sexual
Joana Maia (Maia, J. V.);
Event Title
III Congresso Internacional do CIEG
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Esta comunicação tem o objetivo de apresentar um argumento inicial sobre como as vivências com educação sexual escolar são percebidas e representadas nas narrativas sobre experiências de contracepção/reprodução por pessoas autoidentificadas como mulheres e homens heterossexuais, bissexuais e homossexuais que vivem em Lisboa (Portugal). Para isto, consideram-se os dados de uma investigação etnográfica multi-situada (Marcus, 1995) ainda não finalizada, desenvolvidos entre 2021 e 2023. Têm-se em apreciação (i) histórias pessoais narradas relatos de vida (Kofes, 1994), construídos através de entrevistas; (ii) a existência de legislação nacional específica sobre educação sexual em meio escolar, a exemplo da Lei 3/84 de 24 de março e da Lei 60/2009 de 6 de agosto; (iii) e o debate público sobre a questão registado em meios de comunicação social neste período, tomando como exemplo a página online do jornal Público. A partir destes três espaços onde as experiências reprodutivas e contraceptivas são formuladas, baseio-me em debates sobre gênero, sexualidade, reprodução social e poder para elaborar o foco deste argumento: uma observação sobre como exercícios de poder relativos ao ter-ou-não-ter-filhos são vividos e significados entre múltiplas camadas de relações sociais e em dinâmicas diversas entre o Estado, a escola e as vidas quotidianas, procurando construir uma reflexão sobre as bases socioculturais desses exercícios de poder. Esta comunicação integra a investigação que desenvolvo para minha tese doutoral a respeito da multidimensionalidade dos exercícios de poder que atravessam as experiências contraceptivas.
Acknowledgements
Ao CRIA, pelo acolhimento na investigação doutoral; FCT Portugal, pelo financiamento.
Keywords
  • Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UI/BD/151002/2021 FCT

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.