Publication in conference proceedings
Um olhar sociológico sobre a praxe académica
José Pedro Silva (Silva, José Pedro); João Mineiro (Mineiro, João.); Elísio Estanque (Estanque, Elísio); João Sebastião (Sebastião, João); João Miguel Teixeira Lopes (Lopes, João Teixeira);
Atas do X Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-07-18 06:47)

View record in Google Scholar

Abstract
A praxe académica é um fenómeno social complexo e multidimensional, com raízes históricas antigas, mas permanentemente reinventado. Dele fazem parte um conjunto de práticas ritualizadas através das quais, anualmente, vários estudantes do ensino superior recebem a maior parte dos novos alunos das suas instituições ou cursos. Ainda que apresentem traços que lhes conferem unidade, permitindo a identificação de um conjunto de características nucleares da praxe, essas práticas são heterogéneas e apresentam variações nos diversos contextos em que ocorrem. Enquanto alguns rituais de praxe enfatizam o poder dos estudantes mais antigos e a submissão e disciplinarização dos recém-chegados, outros apresentam uma importante componente festiva e hedonista. Partindo da ideia de que os rituais, quando consequentes, contribuem para a construção da realidade social, esta comunicação analisará os efeitos duráveis que a praxe, através da sua dupla face acima referida, produz no universo estudantil.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino superior,estudantes,praxe académica,ritual

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.