Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
“Uma escola foi visitar um hospital…” O lugar das notícias na vida das crianças. Estudo exploratório
Journal Title
Média & Jornalismo
Year (definitive publication)
2007
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Este artigo apresenta resultados de um inquérito a crianças do 4º ano de escolaridade de oito escolas públicas, que procurou identificar como é que crianças de diferentes meios sociais e geográficos se relacionavam com a informação noticiosa, de imprensa e televisiva. Os resultados destacam diferenças sócio-culturais e, em menor grau, variações por género, mas também apontam a transversalidade dos recursos tecnológicos nos lares. Se temas de risco social (maus-tratos, abandonos, raptos, pobreza/fome) são os mais recordados como notícias que envolvem crianças, estão também presentes outras matérias próximas dos seus quotidianos, nomeadamente na imprensa regional. A análise contribuiu ainda para reflexões de ordem metodológica na investigação com crianças, que encerram o artigo.
Acknowledgements
--
Keywords
Crianças e notícia,Televisão,Imprensa,Investigação com crianças
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Media and Communications - Social Sciences
- Other Humanities - Humanities
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
POCI/COM/60020/2004 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.