Publicação em atas de evento científico
Uma reflexão sobre a agricultura biológica, a segurança e a soberania alimentar na União Europeia: O caso da região autónoma dos açores (RAA)
Emiliana Silva (Silva, E.); Paola Hernández ( Hernández, P. A.); Maria José Palma Lampreia Dos-Santos (Dos-Santos, M. J. P. L.);
Atas do IX Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A política agrícola europeia tem-se ajustado à vertente ambiental, nomeadamente, na agricultura em produção de modo biológico (MPB). Por um lado, estão os consumidores procurando alimentos saudáveis - com qualidade a preços acessíveis. Por outro lado, estão os produtores agrícolas, que veem os seus mercados saturados, com um excedente da oferta, com a respetiva redução dos preços e dos seus rendimentos. Finalmente, o Estado, regulando os mercados. Este trabalho reflete sobre a agricultura em MPB, a segurança e a soberania alimentar nos Açores. Clarifica conceitos e aprecia a Política Agrícola Comum enquadrando-a no MPB nos Açores. Recolheu-se informação da internet usando Google, Web of Science, SCORPUS e o Google Trends, agregando-a em determinados critérios, por exemplo políticos e institucionais. A agricultura biológica é o futuro na União Europeia e Açores. No entanto, tem de se aumentar a produção, a área cultivada e número de produtores para satisfazer o consumidor a nível. O sistema de incentivos da União Europeia terá de se ajustar a esta nova realidade, promovendo a produção biológica em detrimento da agricultura convencional. A soberania alimentar está a surgir, quase exclusivamente, no discurso político, normalmente associado aos partidos de esquerda e/ou ambientalistas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Açores,Agricultura biológica,PAC,Segurança alimentar,Soberania alimentar
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.