Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local
Journal Title
Revista Educação e Cultura Contemporânea
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Este artigo apresenta resultados do projeto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), desenvolvido numa escola com Pré-escolar e 1º Ciclo da área de Lisboa (Portugal), com o objetivo de preparar crianças, dos 3 aos 9 anos, para o exercício de uma cidadania ativa na sociedade do século XXI, concretizada numa participação democrática ativa e eficaz. Partiu dos referenciais teóricos de cidadania digital propostos por instituições internacionais como a UNESCO (“cidadania global”), a OCDE (“competência global”), o Conselho da Europa (“competências de cultura democrática”) e a Comissão Europeia (cidadania digital”). Usou como estratégia de investigação os métodos mistos, tendo aplicado ainda o modelo de intervenção proposto por SEFTON-GREEN et al (2016), focado no empoderamento cidadão de crianças com idades precoces nos contextos familiar, comunitário e global. Após a formação de professores da escola, a caracterização dos contextos familiar e comunitário, foi definido e concretizado um plano de intervenção que partiu de atividades com tecnologias analógicas e se encaminhou progressivamente para atividades com recurso a tecnologias digitais. Os resultados indicam que as crianças desenvolveram as suas competências de cidadania digital, não só em termos de análise crítica da realidade, mas também de intervenção social, designadamente através dos media. E fizeram-no através de um percurso iniciado com a produção de conteúdos para media tradicionais, que evoluiu depois, por necessidade das próprias crianças, para a produção de conteúdos para media digitais. Este artigo centra-se na descrição e interpretação das práticas desenvolvidas.
Acknowledgements
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - SFRH/BPD/77874/2011
Keywords
Crianças 3-9 anos,Educação para a Cidadania Digital,Intervenção comunitária,Usos e práticas de media
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
SFRH/BPD/77874/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.