Artigo em revista científica
Utilização de bases de microdados na investigação em Ciências Sociais
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Susana da Cruz Martins (Martins, S. C.); Ana Simões Antunes (Antunes, A.); António Firmino da Costa (Costa, A. F.);
Título Revista
Revista de Estatística
Ano
2002
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este artigo procura analisar as possibilidades e limites da utilização de microdados estatísticos produzidos pelo INE na investigação em ciências sociais. Evocam-se a este propósito questões centrais que se colocam no uso desta informação, tendo em consideração, por um lado, o princípio fundamental de salvaguarda do segredo estatístico e, por outro, as potencialidades inscritas no acesso às bases de microdados. Reflecte-se assim sobre os procedimentos de anonimização, as condições de disponibilização da metainformação, a validação e o controlo de qualidade dos dados, designadamente no que respeita à harmonização e à comparabilidade, e sobre a concertação de critérios de divulgação da informação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Microdados,Anonimização,Metainformação,Harmonização,Comparabilidade e Divulgação dos dados
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.