Artigo em revista científica Q3
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
Maria Manuela Mendes ( Mendes, M. M.); Olga Magano (Magano, O.); Sara Pinheiro (Pinheiro, Sara); Susana Mourão (Mourão, S.);
Título Revista
Tempo Social: Revista de Sociologia da USP
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciganos portugueses,Ensino secundário e médio,Trajetórias escolares de continuidade,Escola pública
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CED-EDG/30175/2017 Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
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