Inês Casquilho-Martins é assistente social, mestre e doutorada em Serviço Social.
É Professora Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte) e no Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) - Universidade Lusíada. Foi Professora Auxiliar nos três ciclos de estudo em Serviço Social no ISSSL - Universidade Lusíada (2019 -Jan 2024), onde coordenou o mestrado em Serviço Social e a linha de investigação do CLISSIS "Ensino e Formação em Serviço Social".
Os seus interesses de investigação incluem diferentes domínios e campos do serviço social, políticas sociais, sistemas de proteção social, ação social, migrações, desenvolvimento comunitário e competências formativas no ensino superior. Neste domínio, o seu percurso de investigação tem apostado dar contributos da sua área científica no estudo de problemas sociais contemporâneos e políticas públicas em diferentes áreas de proteção social. Investe, ainda, na promoção pedagógica e científica da formação em serviço social.
Em 2019 foi distinguida com o Prémio Silva Leal, atribuído pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e pela Secretaria de Estado da Segurança Social pela tese de doutoramento em Serviço Social “Modelos de proteção social em sociedades com programas de austeridade”.
Foi coordenadora técnica e pedagógica do projeto Online Learning para a promoção, preparação, produção e divulgação dos cursos de e-learning do iscte (2017-2019).