Projetos de Investigação
Experiências Pedagógicas e Processos Aprendizagem em Serviço Social
A unidade curricular "Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social", lecionada no 1.º ano das licenciaturas (diurna e PL) em Serviço Social no Iscte, oferece uma experiência laboratorial e prática com o objetivo de aproximar os estudantes a áreas de intervenção do Serviço Social, promovendo uma ligação próxima à comunidade desde o início do seu percurso formativo. Procura-se que ao longo de um semestre, os estudantes desenvolvam um trabalho colaborativo que lhes permita desenvolver conhecimentos e competências, designadamente sobre campos e domínios específicos de intervenção dos assistentes sociais no setor público, privado e de solidariedade social; contextos do exercício profissional, explorando novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea; a técnica de observação aplicada ao Serviço Social e analisar o contexto organizacional e territorial do assistente social; e o planeamento do estudo e estratégias para a análise, intervenção e avaliação nos domínios e campos profissionais do Serviço Social. Este projeto envolve um modelo de mentoria com estudantes do 3.º ano, contando com a parceria do Núcleo de Estudantes de Serviço Social (NESS). As atividades incluem visitas a organizações comunitárias para observação e a produção de apresentações orais e posters científicos. Assim, surgem algumas questões relevantes que visam promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas contemporâneas: Qual o impacto da mentoria no desenvolvimento e integração dos estudantes do 1.º ano na universidade? Como é que os mentores (estudantes do 3.º ano) percebem e avaliam a sua contribuição e crescimento através deste processo de mentoria? Quais são os contributos das visitas de campo para o fortalecimento da relação entre a academia e as organizações locais e comunitárias? Que resultados emergem da experiência aplicada que possam servir de referencial para futuras ações?
Informação do Projeto
2025-01-01
2026-03-30
Parceiros do Projeto
Flipping Learning Internationally in a Post Pandemic Era
In recent years, flipped learning (FL) has become a popular instructional model across several disciplines by flipping the traditional in-class instruction time with out of class activities (Shand & Farrelly, 2017). The notion behind flipped classrooms is to devote the limited in-class time for hands-on inquiry activities, while the course delivery is done outside the classroom (Bergmann & Sams, 2008; Tomory ve Watson, 2015). This gives students opportunities to examine course content in a flexible time and space, while in class time is dedicated to discussions, lab, hands-on activities, and small group activities and practices.Due to pandemic, hybrid-schooling has become more prevalent (Azorin, 2020) and FL has been identified as an instructional model to support active learning. A recent study showed that students were more satisfied with FL models than any other online modes (such as MOOCs, live audio, and live video) and FL improved their conceptual understanding and attention to the course content (Tang et al. 2020). Empirical research is mostly conducted on STEM areas in post secondaryeducation (Wright & Park, 2021) and in K12 mostly with high school students (Lo & Hw, 2017). Research mostly provides evidence for a positive effect on achievement in STEM (Fung et al., 2021; Wright & Park, 2021), engagement in differentdisciplines (Bond, 2020). Considering the challenges, students face difficulties in accessing help and guidelines and limited student preparation.However, teachers felt overwhelmed with the available online resources and tools and stated the lack of knowledge about online/remote teaching strategies (Trust & Whalen, 2020). This might be because most teachers’ lack of online teachingexperiences prior to pandemic (Mashall et al. 2020). It is expected that even after the pandemic, hybrid learning will be an important instructional revenue for most schools (Babatunde Adedoyin & Soykan, 2020). FL is complementary to EU’s fit ...
Informação do Projeto
2022-12-31
2024-12-31
Parceiros do Projeto